Pular para o conteúdo principal

Viajar no tempo é possível?

Buracos de minhoca e viagens no tempo
É possível viajar no tempo?

Quem nunca imaginou viajar no tempo? A vontade de saber como será o futuro daqui alguns anos ou de voltar ao passado já deve ter passados pela mente de muitas pessoas, mas afinal, é possível viajar no tempo? Quais impactos tal viagem traria? Um viajante do tempo pode ir em qualquer direção, passado ou futuro? Acredite, algumas dessas perguntas já tem resposta a muito tempo e um dia a viagem no tempo pode se tornar realidade.

O tempo é relativo
O tempo é relativo
A viagem no tempo foi comprovada com a teoria da relatividade de Einstein , de acordo  com o princípio se a matéria atingir a velocidade da luz o tempo para ela tenderia ao infinito, então o tempo não passa para essa matéria. Porém segundo a teoria um objeto não pode atingir ou ultrapassar a velocidade da luz, pois sua massa aumentaria de forma exponencial a medida que sua velocidade (energia) aumentasse, e nada pode ser mais rápido do que a luz.   
Então conforme nos locomovemos no espaço a altas velocidades, nos locomovemos no tempo também, devido esse fato o tempo e o espaço passaram a ser comportar como um único objeto, que foi batizado de espaço-tempo, portanto ir e voltar no espaço equivale a ir e voltar no tempo. Os cientistas perceberam que ao se movimentar em uma velocidade muito grande, próxima à velocidade da luz, por exemplo, o tempo passa mais devagar do que para quem está parado ou andando em uma velocidade inferior, portanto um viajante que deixe a Terra viajando a velocidades próximas a luz e depois retorne, encontrará um mundo no futuro, anos se passaram, e o viajante envelheceu mais lentamente em relação as pessoas na Terra.
Não pense que essas teorias não se aplicam ao nosso cotidiano, os aparelhos GPS (Sistema Global de Posicionamento) aplicam a teoria da relatividade. Como os satélites que integram o sistema estão se locomovendo em alta velocidade ao redor do planeta, o tempo deles se passa de maneira diferente em relação ao nosso. Por isso, o tempo dos satélites e o tempo dos usuários do sistema precisam ser ajustados antes de serem sincronizados.  

Buracos de Minhoca: Viagens para o Passado  

Como visto até agora, é possível viajar para o futuro. Mas voltar para o passado, é possível? De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, publicada por Einstein em 1915, a gravidade não é uma força que age sobre o universo, como as demais, mas uma consequência de o espaço-tempo não ser plano. O espaço é curvo e, por isso, a órbita de planetas como a Terra possui a forma de  elipse. Se conseguíssemos curvar ainda mais o espaço-tempo, poderíamos cortar grandes distâncias do espaço em pouco tempo, através de objetos conhecidos como Wormholes (Buracos de Minhoca).

Wormhole
Wormhole
Ao criar, de alguma forma um wormhole, ele se comportaria como uma espécie de túnel, que ligaria duas regiões muito distantes. O Buraco de Minhoca seria como um atalho para distâncias astronômicas, e tempos diferentes. Assim seria possível ir ao passado ou futuro através de um Wormhole. No entanto tal viagem traria algumas consequências,  conhecidos como paradoxos temporais.

Problema das viagens no tempo: Paradoxos   

As viagens no tempo causam problemas conhecidos como paradoxos, imagine um viajante que volta no tempo e por algum motivo acaba causando um acidente que leve a morte de seu avó antes de ter concebido seu pai, logo esse individuo deixaria de existir no futuro e apenas no passado para onde viajou, visto que ele e seu pai não poderão mais nascer, esse é o famoso paradoxo do avó. 
Porém um individuo que viaje para o futuro também pode causar alterações, pode desencadear eventos que não aconteceriam naturalmente ou impedir que algum evento ocorra, de qualquer forma ele altera o tempo e gera um universo paralelo, onde eventos diferentes ocorrem num mesmo tempo.    

Tempo
Espaço-tempo
 Por mais improvável que possa parecer, as viagens no tempo são possíveis. Comprovadas pelas leis da Física, e testadas no mundo real. O que impede de sermos viajantes do tempo hoje é a tecnologia limita do presente, e quem sabe em um futuro próximo os computadores quânticos possam nos ajudar a realizar tais viagens. 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. NÓS HUMANOS SOMOS FEITOS DE MATÉRIA DA NATUREZA, UMA VELOCIDADE DA LUZ NOS TRANSFORMARIA EM PÓ RAPIDAMENTE AO TENTAR ATINGI-LA...ENTÃO SIIM, TEM COMO VIAJAR NO TEMPO, SÓ QUE SERES HUMANOS OU QUALQUER OUTRA MATÉRIA FEITA POR NÓS NÃO SERIA CAPAZ DE TAL FAÇANHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caso atingisse-mos a velocidade da luz, a matéria se transformaria em energia. além da limitação da velocidade atual tem o fato de que não temos tecnologia suficiente para transformar a energia em matéria novamente.
      isso sim.

      Excluir
  2. Excelente matéria, simples e objetiva.

    ResponderExcluir
  3. Exelente materia, não sou nenhum fisico renomado nem nada mas acho mais plausivel acreditar que se eu tiver intenção de voltar no tempo pra matar meu avó isso não daria certo, pois algo me impediria de mata-lo, arma falhar, ou não teria coragem de atirar nele, algo assim, na minha opniao algo que ja aconteceu não pode ser mudado, eu prefiro acreditar que o tempo corre em uma estrada unica.

    como eu disse, não sou fisico nem nada, mas é apenas o que eu acho mais plausivel acreditar, exelente post ;)

    ResponderExcluir
  4. OQUE EXISTE NA REALIDADE É A MULTIPLICIDADE DE REALIDADES E UNIVERSOS, CASO VOLTÁSSEMOS AO PASSADO, NÃO SERIA O NOSSO PASSADO, MAS A REALIDADE DE UM UNIVERSO ANALOGO ONDE OS FATOS SERIAM PRESENTES E O VIAJANTE SERIA HABITANTE DE OUTRO UNIVERSO, UM CAMPO GRAVITACIONAL MUITO INTENSO PODERIA ARREMESSAR ALGO AO PASSADO, MAS NA FORMA DE ENERGIA, E COMO O VIAJANTE RETORNARIA?
    VETORES DE ACELERAÇÃO TEMPORAL EXISTEM NO UNIVERSO, VIDE OS BURACOS NEGROS... NO SEU NÚCLEO, O TEMPO PASSA MAIS LENTAMENTE, OU ENTÃO É UMA PASSAGEM PARA O PASSADO... QUEM SE OFERECE PARA ENTRAR NO HORIZONTE DE EVENTOS?

    ResponderExcluir
  5. quer viajar no tempo sem muita parafernalha ? lembre de um momento seu de infância e esteja em um lugar sem ninguém ou interferências de tecnologia e próximo ao mar . depois vc caminha até o mar .
    depois vc se afoga e quando vc acordar ! estará na sena guardada no seu sub consciente .
    eu todos os dias viajo no tempo .
    o medo da morte ou o que vc deve , fica armazenado no seu sob consciente e isso que traz o inferno de muitos a tona pois o mal trabalha diretamente ligado ou seu sub consciente e ele é responsável pelo seu novo nascimento . isso quer dizer que se vc tiver limpo vc não vai sentir nem que morreu .
    a verdade é que eu já estive no futuro algumas vezes e isso é possível quando vc esta em comunhão com o Universo . apenas usei um NoteBook e estava em um lugar isolado e comecei a navegar em coisas diferentes na internet acompanhando de certo modo a tecnologia e novidades da atualidade e do futuro e não sei como ! quando olhei a data do meu pc eu estava em 2013 . bem ! parece uma historia maluca ! mais isso foi em 2011 ou 2010 e eu olhei datas de todos os artigos na época e estavam na data do meu pc . não sei o de vcs ! mais o meu só abre as paginas se tiver na data atualizada .
    acredito que a morte só existe para quem deve .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

As piores montagens do Photoshop

As piores montagens do Photoshop   Seleção reúne as fotos mais bizarras criadas no editor.   O Photoshop é um dos softwares de edição mais utilizados do mundo, capaz de manipular imagens. Nas mãos de um bom profissional verdadeiras obras de arte são realizadas, no entanto quando mal utilizado desastres durante a manipulação são inevitáveis, e o resultado final são algumas das imagens abaixo, confira.  Tá serto! :O  Nois no Egito Perfeito! Não é anabolizante, literalmente. As mina pira na motocicleta ;)   O amor é lindo! Whey Protein do madruga   Se objetivo era deixar evidente que houve manipulação, então a missão foi realizada. Porém se as montagens queriam de fato parecer reais algumas aulinhas de Photoshop serão necessárias, com exceção da foto do Seu Madruga que parece ser verdadeira, será que é montagem? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Tomou algo gelado e sentiu o cérebro congelar? Saiba porque isso acontece.

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece? Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".   Cérebro congelado Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 3